sexta-feira, 14 de agosto de 2009

A Lição Final

 Não sei se acontece com vocês, mas, dependendo do dia que vou ao cinema, não gosto de assistir dramas. Não estou falando de dramas tipo Titanic, mas sim daqueles dramas que foram feitos para ficarmos apreensivos e talvez tristes durante o filme todo. E para no final ainda falarmos: "é... o mundo tá uma merda mesmo =\". Quem viu "Senhor das Armas", por exemplo, sabe do que eu falo. Em certos dias, prefiro filmes mais "lights" (minha namorada agradece).

Quando vi o livro do Randy Pausch A Lição Final na prateleira da Saraiva lembrei de alguns dramas do cinema. Pensei logo que aquele não era o tipo de livro que eu iria curtir. Pra quem não lembra, ele é aquele Professor de Ciência da Computação que fez uma belíssima 'palestra de despedida'. Ele tinha câncer no pâncreas e o diagnóstico dizia que tinha apenas alguns meses a mais de vida. Infelizmente ele faleceu.

É neste contexto que o livro foi escrito. Então ao olhá-lo, já imaginei que seria um livro triste e melancólico. Talvez, mesmo evitando, o autor não poderia evitar falar do seu sofrimento e de seus parentes.

Bem, eu me enganei. O livro, ao meu ver, não trata da "morte". Muito pelo contrário, Pausch tenta ao longo do livro passar inúmeros motivos de por que ele (e nós) devemos viver a vida ao máximo e o mais importante: conquistas nossos sonhos de infância!

Boa parte dos capítulos do "meio" do livro falam sobre experiências cotidianas da vida de Randy Pausch que, segundo ele, fizeram ele aprender sobre o que é importante de verdade na vida. Algumas situações bobas, outras estranhas (como um treinador de baseball gritando com crianças de 10 anos), mas todas dando pequenas lições. Todos esses ensinamentos juntos criaram o maior presente que um pai pode deixar para os filhos, esse foi o intuito de Randy tanto com a palestra quanto o livro. Ele queria dar uma última lição aos seus filhos. A gente aproveita e aprende umas coisas também.

4 comentários:

Anônimo disse...

...please where can I buy a unicorn?

Davi disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Davi disse...

Esse livro também já me chamou atenção... ai eu vi a resenha na internet e achei muito auto-ajuda... mas vou procurar lê-lo após uns que eu tenho que terminar de ler hehehehe

Anônimo disse...

[url=http://kfarbair.com][img]http://www.kfarbair.com/_images/_photos/photo_big7.jpg[/img][/url]

בית מלון [url=http://www.kfarbair.com]כפר בעיר[/url] - שירות חדרים אנחנו מספקים שירותי אירוח מגוונים כמו כן ישנו במקום שירות חדרים הכולל [url=http://www.kfarbair.com/eng/index.html]אחרוחות רומנטיות[/url] במחירים מפתיעים אשר יוגשו ישירות לחדרכם.

לפרטים נוספים אנא גשו לאתרנו - [url=http://kfarbair.com]כפר בעיר[/url] [url=http://www.kfarbair.com/contact.html][img]http://www.kfarbair.com/_images/apixel.gif[/img][/url]