sexta-feira, 2 de abril de 2010

Quais as profissões mais comuns dos Deputados Federais?

Já faz um tempo que queria "brincar" de extrair dados interessantes de fontes sobre políticos do Brasil. Sites como Transparência da câmara e Excêlencias.org.br facilitam essa tarefa. No primeiro site é possível encontrar essa planilha que traz informações triviais de cada Deputado Federal. Entre elas a profissão de cada um.

Depois de algum tratamento dos dados (profissões repetidas ou similares, escritas erroneamente, incompletas e etc...) Cheguei ao seguinte gráfico com as 10 ocupações mais comuns entre nossos excelentíssimos Deputados Federais.







Como alguns já imaginaram, advogado é a mais comum seguida por "Empresário" e médico. Este último sendo uma pequena surpresa para mim. Interessante também a quantidade razoável de professores universitários. Se bem que não tem como ter certeza se eles realmente ainda atuam como professores e em que tipo de instituição eles o faziam.

Como, também, era de se esperar os radialistas aparecem na 10o posição. Apresentadores de televisão na 26o posição com 5 deputados (uns 2 devem ser aqui do Amazonas =/).

Ministros/bispos/pastores evangélicos aparecem na 17o posição com 10 deputados. Posição mais tímida do que eu imaginaria.


Quem quiser a planilha com todas as profissões está disponível em: Profissão dos Deputados Federais.

Ah, é claro que eu não contei isso tudo na mão. Python estava comigo.

2 comentários:

Anônimo disse...

Obrigado por ser prestativo nos emails. Desculpe-me pelo incomodo.

Parabéns pela postagem e pelo blog em si.

Acho que os caras não listaram as funkeiras. Bati o olho, mas não vi. [hehe]

Fik com Deus e akele abraço
+Sucesso
TJ do loucosporvirtude

Nerd disse...

Olá, gostaria de lhe pedir uma gentileza, estou tentando achar dados das profissões dos parlamentares, que atualizados ou que sejam embasados em dados oficiais.

Poderia me dar uma dica, eu olhei nos links que vc postou, mas não encontrei nada por enquanto.

De qualquer forma, eu fiquei feliz por ter encontrado sua postagem, fui muito útil.

Valeu