sábado, 11 de agosto de 2007

O preconceito contra Blogs: 3 dicas para mudar esse cenário

Não é difícil notar como esse tema dá facilmente um debate. Pra continuar o meu post de ontem decidi comentar alguns pontos que podem "virar o jogo" nessa história de que blog não é confiável ou que é diário pessoal.

1 - Apresentar a blogosfera pra quem não a conhece

O ser humano é um bicho muito chato que tende a falar mal do que não conhece. Sabendo disso, podemos apresentar alguns blogs para uma pessoa, mostrar o quão interessante eles são, explicitar o diferencial de lê-los ao invés de apenas ver grandes meios de comunicação, lembrar que podemos interagir com os blogs seja deixando comentários ou mandando e-mail para o autor ou até através de um fórum. O Jornal Nacional, por exemplo, tá lá e a gente só pode ver mesmo.
Quando iniciei esse blog, um amigo meu veio me falar "Vixe, que blog é esse? É teu é?", de maneira receosa, meio que não entendendo por que eu tinha feito um e achando meio "nada a vê". Alguns dias atrás este mesmo cidadão veio me falar "Pô cara, muito doido teu blog, li tudo, muito doido". Por que isso? Ele simplesmente conheceu e mudou de opinião, simples assim. Ou seja, vamos fazer as pessoas nos conhecer que elas vão mudar de opinião.

2 - Posts bons, originais e por que não alguns furos de reportagem?

Sei que estou correndo o risco de estar falando uma coisa e não estar cumprindo, mas tudo bem.
Parece óbvio esse tópico mas é sempre bom relembrar. Escrever um blog não é só pegar notícias e reescrever no seu blog. Admito me ver fazendo isso, mais pelo fato de querer repassar uma notícia interessante do que somente fazer volume, mas é fácil perceber por que número de posts nunca vai ser sinônimo de bom conteúdo. Somente com boa qualidade podemos mostrar pra todos por que os blogs têm sua importância, com isso conseguindo novos leitores.
Citando meu próprio exemplo, até alguns meses atrás eu só lia um ou dois blogs pessoais (o do Kid, por exemplo) e não sabia que existia um outro tipo de blog "mais profissional", mais sério. Quando me dei conta, já tinha uns 20 feeds assinados no meu Google Reader, Meio Bit, Efetividade.net, UnderGoogle, Techbits, Digital Drops e muitos outros, mas o mais importante era que eu os lia todo dia. Por que virei leitor fiel? Bom conteúdo, leitura leve, artigos originais e interessantes. Não há nada mais cativante, seja para uma revista, jornal ou um blog, do que um conteúdo ótimo e sempre antenado com as novidades do mundo.
Por último, vale comentar que volta e meia a blogosfera dá uns furos de reportagem, como descoberta de patentes (Apple nunca escapa), cobertura completa de eventos ao vivo, entre outras coisas que só um blogueiro acha primeiro.

3 - Profissionalismo (ou fazer do blog uma coisa séria)

Esse tópico é um pouco controverso. Não dá pra dizer que um blog só vai fazer sucesso sendo totalmente profissional, mas para a maioria das pessoas ele só vai ser totalmente confiável se for desse modo.
Sei que não é fácil escrever bem, nem escrever um português 100% correto, mas vale tentar né? Com certeza, é possível achar erros gramaticais ou ortográficos nesse texto, mas no geral tento não usar muitas gírias ou abreviações e tento, não sei se consigo, SEMPRE formular frases que façam sentido e que sejam de fácil entendimento. Esse é o caminho certo para um texto mais "profissional". Não são regras, apenas uma boa conduta.
O design do site, SEO e outros fatores influenciam, talvez mais do que gostaríamos. As pessoas, e me incluo nisso, tendem a ver um site bonitinho e o achar mais confiável, isso é fato. Isso também ocorre com blogs, por isso a parte gráfica do site não pode ser deixado de lado.

Bem, provavelmente há mais coisas a serem seguidas. Se alguém quiser, fico aberto a sugestões, ou se alguem quiser complementar a lista com outro artigo fique a vontade.


Veja também o primeiro artigo sobre este assunto: O preconceito contra blogs

2 comentários:

O Astronauta disse...

O pior é q tem gente q ainda discrimina blog até hoje, falando com um ar como se blog fosse amador. E acredito que o que faz isso é a tal da inclusão digital, onde playboys e patricinhas ficam poluindo a internet com seus blogs e flogs inúteis.

Anônimo disse...

ler todo o blog, muito bom